Na tarde do dia 01 de fevereiro, uma comitiva da ABIPEM teve audiência com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e com o Secretário de Previdência de Regimes Próprios e Previdência Complementar, Paulo Roberto, na sede do Ministério, em Brasília. Este foi o primeiro encontro oficial entre a associação e a nova gestão responsável pela previdência social.
Durante a conversa, foi entregue uma carta apresentando a ABIPEM ao novo gestor, além de algumas demandas relacionadas ao universo dos RPPS, como: a necessidade de uma Lei de Responsabilidade Previdenciária, pontos ligados ao PASEP e ao COMPREV, ademais da quebra de paradigma quanto a uma única previdência do servidor, dentre outros temas.
Segundo o presidente da ABIPEM, João Figueiredo, durante a conversa, que durou mais de um hora, foi possível “abrir várias portas e janelas para que a gente possa aproveitar essa interlocução, essa visão democrática que o ministro teve conosco. A visão de participação que onde ele nos abriu a possibilidade. Sabemos que temos muito o que enfrentar, mas em nome dos Regimes Próprios do Brasil fizemos hoje um grande trabalho. Tenho certeza disso”, afirmou.
Ao final da conversa, o ministro destacou a abertura do diálogo entre a pasta e a ABIPEM: “Nós vamos ter o diálogo permanente e a porta sempre aberta para parcerias e atividades. É fundamental cuidar com zelo e com transparência daquilo que é o patrimônio de quem, às vezes, leva uma vida inteira para construir. Vou procurar, na prática, fazer o que for possível para ser um bom parceiro de vocês. Obrigado”, assegurou Lupi.
Além do presidente da ABIPEM, integram a comitiva André Goulart, vice-presidente da ABIPEM; Daniel Leandro Boccardo, Primeiro Tesoureiro; Audrey Suelen Brito Mila Suplente Vice Presidente Nordeste; Daniel Ribeiro Suplente Conselho Fiscal; Luana Ortega Piovesan, Vice-Presidente Região Centro-Oeste; Márcio Apolinário, Vice-Presidente Sul.
Para o novo Secretário de Previdência de Regimes Próprios e Previdência Complementar a visita da ABIPEM foi bastante positiva: “tivemos hoje a honra de receber, junto ao ministro Carlos Lupi, a comitiva da ABIPEM onde reforçamos a parceria que o Ministério sempre teve no fortalecimento de Regimes Próprios e temos certeza que vamos avançar bastante e será um ano de grandes conquistas!”
O encontro foi um grande momento para a ABIPEM, onde foram iniciadas as primeiras conversas com os gestores do Executivo para apresentar as pautas necessárias para a manutenção da sustentabilidade e governança dos Regimes Próprios brasileiros. A constituição deste diálogo é prioritária tanto para o Ministério da Previdência quanto para os RPPS. Receber e poder contar com esse apoio, com essa parceria é gratificante e ajuda a ABIPEM a continuar o trabalho de difundir a cultura previdenciária nos Regimes Próprios de Previdência Próprios.
Durante a conversa, foi entregue um documento com as demandas que pode ser acessado aqui.
Representantes das estaduais marcam presença
Abaixo, depoimento dos e das representantes de algumas das associações estaduais que estiveram na audiência com o ministro Lupi e as suas impressões:
André Goulart, da AMIPREM
“Saímos otimista com a maneira que fomos recebidos pelo ministro e de uma forma muito especial colocamos a ABIPEM, com todas as suas ferramentas, com toda a sua estrutura, à disposição do Ministério.”
Daniel Leandro Boccardo, da APEPREM
“Fico muito honrado de ter sido convidado e fazer parte dessa comitiva a qual trouxe os anseios dos Regimes Próprios. A gestão de um Regime Próprio não é fácil no dia a dia e a ABIPEM prontamente já trouxe e protocolou um ofício junto ao ministro para mostrar para ele algumas preocupações do dia a dia dos regimes próprios.”
Daniel Ribeiro, da ABEPREM
“Participei aqui, juntamente com a comitiva da ABIPEM, no primeiro encontro com o novo ministro da previdência, Carlos Lupi, e também com o secretário de regimes próprios Paulo Roberto. Estamos trazendo algumas demandas dos RPPS do país e colocando a ABIPEM à disposição para trabalhar em conjunto com o Ministério. Para dar andamento ao trabalho de melhorias das gestões RPPS que já vêm sendo conduzidas pelo anterior Ministério da Previdência. E a gente sai daqui com uma expectativa muito positiva desse encontro, onde o Ministério se colocou totalmente à disposição para trabalhar.”
Audrey Suelen Brito Mila, da ANORPREV
“A gente veio hoje em comitiva pela ABIPEM para nos reunir com o ministro Carlos Lupi e fomos muito bem recebidos. A reunião contou com diversas pautas trazidas pelo nosso presidente João Figueiredo e com uma perspectiva de boas soluções no futuro.”
Luana Ortega Piovesan, da APREMAT
“Estamos aqui na comitiva da ABIPEM, nesse importante momento decisório para alinhamento do que vai ser o novo Governo Federal e para nós. Eu, como representante de um município de uma região que não está nos grandes centros, isso é muito importante. É importante a atuação da ABIPEM em defesa dos RPPS e o ministro foi muito receptivo. Acredito que a gente tem pautas que vão ser atendidas, até porque elas são de extrema relevância, elas fortalecem a governança nos municípios e isso, para nós, enquanto gestores de vidas futuras dos nossos servidores públicos, é de suma importância.”
Márcio Apolinário, da APEPREV
“Estamos aqui, juntamente com a equipe da ABIPEM, numa primeira reunião com o ministro da Previdência, o qual é muito importante nessa reunião, principalmente para os nossos RPPS do estado do Paraná. Juntamente com a ABIPEM estamos aqui num diálogo trazendo as nossas reivindicações. Fomos muito bem atendidos pelo ministro e esperamos colher bons frutos dessa nossa primeira conversa e que o Ministério da Previdência tenha essa visão aos Regimes Próprios de Previdência. E, para nós, é muito gratificante ouvir o ministro colocando a secretaria para nos atender. E que o Ministério continue trazendo esse suporte aos nossos RPPS.”
São Roque